O processo de comunicação e consulta é executado de forma permanente com ações, partindo da divulgação dos planos para gestão dos riscos até o resultado final dos tratamentos identificados e executados, para cada risco dos processos. “A comunicação busca promover a conscientização e o entendimento do risco, enquanto a consulta envolve obter retorno e informação, para auxiliar a tomada de decisão” (ABNT, 2018).
1. Realizar Ampla Divulgação
Consiste na criação de documentação para orientação de toda comunidade tais como: Instrução Normativa; Plano de Gestão de Riscos; Política de Gestão de Riscos; Sítio eletrônico informativo; Oficinas de capacitação, entre outros.
2. Coletar Retorno dos Interessados
Criar canais de comunicação para coletar informações sobre a eficiência do plano de gestão de riscos na perspectiva da comunidade. A transparência, confidencialidade e a garantia de privacidade dos colaboradores devem ser princípios fundamentais para a execução dessa atividade.
O acesso ao recurso para Gestão de Riscos é realizado por meio do Sistema Privacidade (Solicita) em www.sis.cgu.unicamp.br/solicita.